Uma nova era da digitalização está a chegar. E embora a maioria das PMEs no sector industrial tenham os seus processos de automatização bem amadurecidos, muitas ainda não completaram os seus processos de transformação digital.
Este atraso na digitalização das suas empresas será ainda mais evidenciado com o surgimento das tecnologias de Inteligência Artificial (IA). Não só pela dificuldade de as integrar nas suas operações, como pela ausência de informação e de dados de histórico em formato digital, necessários para treinar as IAs com os seus próprios dados.
E se por um lado estas novas tecnologias representam uma oportunidade para melhorar e otimizar processos, por outro, também representam uma ameaça para os menos preparados.
As empresas que não forem capazes de adotar e integrar estas novas tecnologias nas suas operações nos próximos anos irão atravessar enormes dificuldades para manter-se relevantes e competitivas. É um enorme alerta para não descurar e acelerar a transição digital das empresas.
De seguida reunimos alguns exemplos objetivos onde o contributo da IA poderá representar um avanço significativo no sector industrial:
1. Manutenção Preditiva 1
A análise inteligente de dados de sensores e de máquinas em tempo real irá permitir prever falhas, antes que elas ocorram. Minimizar os tempos de inatividade e melhorar a eficiência, reduzindo custos de manutenção e aumentando a longevidade do equipamento.
2. Optimização da Cadeia de Abastecimento 2 3
Algoritmos de IA podem prever a procura do mercado e contribuir para a otimização da cadeia de abastecimento. Isso inclui gestão de inventário, previsão da procura e otimização das rotas logísticas, assegurando que os recursos sejam utilizados de forma mais eficiente.
3. Controlo de Qualidade 4
Através de inspeções visuais automatizadas, há garantia que os produtos respeitam os padrões de qualidade definidos. Sistemas de visão computacional conseguem identificar defeitos que são difíceis de detectar por inspeções humanas.
4. Personalização em Massa 5
Possibilidade de oferta de personalização em grande escala. Algoritmos inteligentes podem analisar dados de clientes para adaptar produtos e serviços às suas necessidades específicas, sem sacrificar a eficiência da produção.
5. Eficiência Energética 6
A otimização do consumo de energia nos processos industriais será possível através da análise de padrões de uso e ajustes automáticos das operações com vista à maximização da eficiência energética.
“AI can act as an intelligent layer across many applications and has the ability to identify patterns and insights in data, “learn” lessons accurately and improve system performance over time, and predict and model possible outcomes for complex, multivariate situations.” -- weforum.org
6. Integração de Sistemas 7 8
Suporte à criação de camadas de integração de sistemas legacy com novas tecnologias, permitindo que as fábricas aproveitem os dados existentes e melhorem os processos sem a necessidade de substituir a sua infraestrutura.
7. Formação e Assistência aos Operadores 9
A IA pode ser usada para formar e treinar os operadores dos equipamentos, através de simulações e de realidade aumentada para melhorar as suas capacidades e a sua eficiência. Outra aplicação é através de assistentes virtuais baseados em IA que podem ajudar os operadores a tomar decisões mais informadas em tempo real.
8. Segurança do Trabalho 10 11
Todo o ambiente de trabalho pode ser alvo de monitorização permanente para identificar riscos potenciais, garantindo a segurança dos trabalhadores e minimizando o risco de acidentes.
9. Análise de Dados em Grande Escala 12 13
As empresas podem facilmente analisar grandes volumes de dados de produção para identificar tendências, problemas e oportunidades de melhoria.
10. Automação de Processos de Negócios 13 14
Tarefas repetitivas de administração e de gestão podem ser automatizadas, permitindo libertar tempo e recursos humanos para tarefas mais críticas.
Ao adotar a IA, os setores industriais podem não só melhorar a sua eficiência e qualidade, como também inovar em produtos e serviços, mantendo-se competitivos num mercado cada vez mais baseado e dependente da tecnologia.
Referências
- Charting AI’s Successful Course in Predictive Maintenance
- How Artificial Intelligence Can Revolutionize Supply Chain Optimization
- Succeeding in the AI supply-chain revolution
- How Artificial Intelligence Works in Quality Control
- A Digital Twin Reference for Mass Personalization in Industry 4.0
- Artificial Intelligence is Critical Enabler of the Energy Transition, Study Finds
- Overcoming Challenges: Integrating AI and Legacy Systems in Industrial Automation
- Giving Second Life to Legacy Systems Through the Industrial Internet of Things
- Artificial Intelligence and Assistance Systems for Technical Vocational Education and Training – Opportunities and Risks
- Smarter Than You Think: AI’s Impact on Workplace Safety
- How Artificial Intelligence Can Enhance Workplace Safety
- The future starts with Industrial AI
- AI Is Key To Successful Automation Efforts—Here’s What That Looks Like
- How Analytics and AI-driven Processes Will Revolutionize the Industrial Sector