Há várias razões para não criar um blog, mas pelo menos uma poderá convencê-lo a avançar: canalizar tráfego para o seu website enquanto cria uma relação de maior proximidade com os seus (potenciais) clientes.
Apesar de a internet estar inundada de informação e de blogs com artigos empresariais, tem havido sempre espaço para mais um.
A audiência global divide a sua atenção por vários canais e fontes de informação e não há razão para não reclamar a sua fatia, por mais pequena que ache que possa vir a ser.
O blog é ainda a forma mais fácil de explorar e elaborar sobre temas relacionados com a sua actividade, em particular aqueles que podem beneficiar de uma explicação mais detalhada ou que se propõem a resolver um problema específico.
Em termos práticos, é um espaço para partilhar informação e complementar a informação existente, num formato mais ligeiro e fácil de consumir. É totalmente válido encará-lo como uma extensão ao seu website.
Para perceber a relevância do blog, é importante compreender qual o seu papel na comunicação da empresa e como se relaciona com o website institucional.
O blog traz mais visitantes
Cada artigo representa uma nova página com mais informação relativa à atividade da empresa para os motores de pesquisa indexarem.
Mais páginas representam mais contexto para os algoritmos interpretarem ao catalogar o website. O que significa que o website e os seus respectivos artigos poderão ser sugeridos para termos de pesquisa mais amplos, alcançando mais pessoas e contribuindo para a sua notoriedade.
Se o conteúdo do artigo for relevante para as pessoas que o encontram através de uma pesquisa e à medida que os visitantes se demorem a ler e a retornar para descobrir mais artigos, a valorização do website irá fazer com que ele suba nas posições de pesquisa, surgindo para os temas relacionados primeiro que outros (os primeiros resultados de pesquisa são geralmente os mais visitados).
Autoridade e Confiança
Há temas que são demasiado complexos ou específicos para abordar em conjunto com a informação institucional presente no website, podendo ser melhor explorados através de artigos.
Ao elaborar sobre estes temas, estará a mostrar o seu conhecimento e domínio num conjunto de matérias relevantes para a sua actividade. A longo prazo irá contribuir para o estabelecer como uma autoridade na sua área, ganhando a confiança dos seus visitantes.
Promove mais contactos
A colocação estratégica de CTAs (elementos na página que levam à ação) ao longo de um artigo com um tema com o qual o leitor se está a relacionar, é geralmente muito eficaz.
Falar sobre problemas habituais (e possíveis resoluções) com que a sua audiência tipicamente se depara, ajuda a captar o interesse dos visitantes no momento específico em que a atividade está a ser relevante para eles.
Facilitar o passo seguinte - o contacto, a compra de um artigo, a subscrição de um serviço - torna-se natural, captando a atenção do visitante no momento certo de tomada de decisão.
Educação do cliente
Um cliente informado é um cliente mais fácil de trabalhar. Um cliente que sabe o que quer e como quer, contribui para uma conversa mais produtiva, tornando-o mais conhecedor da sua oferta e das respectivas condições de prestação de serviço.
Poderá também ajudar a eliminar contactos redundantes, com repetidas explicações sobre questões triviais ou com interpretações erradas sobre a sua atividade.
Atualmente os consumidores tendem a informar-se melhor antes de comprar um produto ou contratar um serviço. Ao disponibilizar informação que o ajude a compreender melhor a sua oferta irá contribuir para um contacto mais válido e melhor informado.
Diversificação de conteúdo
Os artigos, tal como no website, podem incorporar uma diversidade de conteúdos (imagem, áudio, vídeo, publicações sociais, esquemas e muitos outros) que suportem e reforcem a mensagem. Estes elementos adicionais ajudam a clarificar os artigos e a torná-los mais interessantes para o leitor.
Apesar de o texto ser o ponto forte do blog (maioritariamente pela vantagem da indexação das palavras-chave pelos motores de pesquisa) a inclusão de outros elementos multimédia irá ajudar a acrescentar valor à publicação e, por conseguinte, para os seus visitantes.
Adicionalmente, quanto mais completo e rico o artigo se apresentar, maior a probabilidade de aumentar o tempo de permanência do visitante na página, um indicador de desempenho valorizado pelos motores de pesquisa, sinalizando a relevância do artigo em questão.
No entanto, há que ter em consideração que criar e manter um blog é uma tarefa que requer compromisso, tempo e dedicação, não só com o processo de escrita e validação dos assuntos abordados, como em termos de planeamento e seleção dos temas de potencial interesse para os leitores.
Se ainda não está decidido e se encontra no momento de criar o seu website, considere deixá-lo preparado para incluir o blog. Será uma importante fonte de tráfego para o website, que pode assim ser descoberto através de termos de pesquisa adicionais relacionados com a sua atividade - palavras-chave que poderão não estar (suficientemente) presentes na informação institucional - aumentando o número de pessoas que desta forma o irão descobrir.
Adicionalmente irá beneficiar ainda de uma valorização do website perante os motores de pesquisa: se os leitores efetivamente encontrarem valor nos artigos criados, o website será apresentado mais vezes e em posições mais privilegiadas nos resultados de pesquisa.