8 maneiras para deixar um utilizador frustrado ao visitar o seu website

Estudos indicam que basta meio segundo para decidir se um site é ou não confiável, apenas com base na sua apresentação. Ou seja, uma má impressão pode ser quase instantânea e perdurar indefinidamente

Publicado por Braus Team em November 16, 2023

Sabemos que as primeiras impressões contam (e muito), especialmente quando falamos sobre elementos com impacto visual (como websites).

Diversos estudos de usabilidade indicam que os visitantes de um website necessitam em média menos de 0,5s para formar uma opinião sobre a sua confiabilidade, apenas com base na sua estética e apresentação.

O que significa que uma má impressão poderá ser formada quase instantaneamente e que se o utilizador abandonar sem qualquer outra interação que o faça mudar de opinião, essa má impressão poderá perdurar indefinidamente (algo que não se pretende).

De uma forma resumida, estas são as frustrações mais comuns na utilização de um website profissional:

  1. Navegação Confusa: Dificuldade em encontrar informações específicas devido a uma estrutura de menu mal organizada ou pouco intuitiva.

  2. Carregamento Lento: Sites que demoram a carregar afetam negativamente a experiência de utilização e podem levar à desistência da visita.

  3. Design Desactualizado ou Pouco Atractivo: Um design visualmente desagradável ou antiquado pode transmitir uma imagem negativa da empresa.

  4. Conteúdo Desactualizado: Informações obsoletas ou incorretas transmitem uma impressão de falta de cuidado e de falta de profissionalismo.

  5. Falta de Informações de Contacto: A ausência de indicações claras para contacto, como telefone, email, ou formulário, pode ser desesperante e levar o utilizador a desistir.

  6. Responsividade Inadequada: Sites que não funcionam bem em dispositivos móveis proporcionam uma má experiência de utilização e representam uma oportunidade perdida, dado que uma grande parte das visitas provém da consulta em equipamentos tablet e telemóveis.

  7. Falta de Clareza na Proposta de Valor: Dificuldade em captar rapidamente o que a empresa faz, oferece e quais as razões para a escolher.

  8. Links Quebrados ou Erros no Site: Links que não funcionam ou erros na página transmitem falta de atenção e de manutenção.

Estas são apenas algumas frustrações podem afectar negativamente a percepção de uma empresa ou negócio.

É absolutamente válido que um website possa ser usado como um canal de comunicação passivo, disponível 24/7 sem exigir grandes preocupações. Mas nem mesmo assim deve ser deixado ao abandono.

Para garantir a sua eficácia e bom funcionamento, os conteúdos devem ser mantidos actualizados, o estilo e design devem corresponder e acompanhar o branding da empresa ao longo dos tempos e as actualizações de segurança devem ser regularmente instaladas.